Make your own free website on Tripod.com

Que é Interlíngua ?


Em 1951 um grupo de linguistas europeus e americanos, após longa análise dos projetos de língua auxiliar internacional, concluiu que o vocabulário latino é a herança comum a todos os idiomas ocidentais, e em conjunto com a terminologia científica de origem grega, constitui o veiculo geral de comunicação da moderna civilização tecnológica mundial.

A serviço desse riquíssimo vocabulário foi posta uma gramática reduzida, espelhada na evolução da linguagem humana, que tende sempre mais à simplificação .

Assim surgiu a lNTERLíNGUA apresentada inicialmente em 2 obras básicas, que são: "Interlingua English Dictionary", com 27 mil palavras e " Interlingua Grammar".

A interlingua é totalmente natural, apresentando sons e escrita agradáveis. Cada palavra é adotada, desde que seja comum a pelo menos 3 das línguas de controle - ingles, frances, espanhol, português, italiano, alemão e russo.

A humanidade caminha para um mundo sem fronteiras. Aí estão a ONU, a União Européia, o NAFTA, o MERCOSUL, etc. A comunicação verbal do pensamento esbarra, porém, na existência de 2.800 línguas e 8.000 dialetos.

Urge, pois, a adoção natural da Interlíngua como lingua-ponte nas relações internacionais.

Os 900 milhões que falam português, francês, espanhol, italiano, romeno, etc e os anglófonos entendem um texto técnico em Intertingua sem qualquer estudo prévio. Ela também e reconhecivel aos falantes de linguas germanicas e eslavas.

Para os povos da Ásia e África, a interlingua é de fato o denominador comum, uma chave que abre a porta das linguas ocidentais, e portanto, da ciência e tecnologia.

A divulgação da interlíngua é liderada pela UMI [Union Mundial pro Interlingua], cuja sede está na Holanda. No Brasil, a sua representante é a UBI.


Representantes national de Interlingua

Explora le mundo de Interlingua

Retro al homepage

Gramática de Interlingua em 30 lições